segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ALFATETIAZR E LETRAR

Com a leitura do texto de Iole Maria Favieiro Trindade, compreendi vários pontos importantes sobre o planejamento referente à alfabetização e letramento.
O texto deixa bem claro que é não possível alfabetizar ou letrar somente com apenas um método, mais sim, com uma mistura de vários métodos. E que "planejamento deve procurar contemplar atividades diárias de produção textual, leituras de texto, jogos, ditado e outras atividades de sistematização", pois essas atividades ajudaram na aquisição e o uso da leitura e da escrita. E isso ficou evidente na construção do plano de aula, percebi com mais clareza que as atividades deixam o planejamento mais rico

terça-feira, 20 de outubro de 2009

PROJETOS DE APRENDIZAGENS

Este semestre do Seminário Integrador proporcionou várias aprendizagens, sobre como trabalhar Projetos de Aprendizagens. A atividade de reflexão sobre os PÁS foi muito interessante, pois realmente me fez refletir sobre o mesmo e confrontar meu posicionamento com de outras colegas.
O que mais me fascinou nos PAs é a oportunidade de deixar o aluno pesquisar sobre um assunto que lhe chame atenção, onde a posição do professor fica clara, que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (Pedagogia da Autonomia, pág.47)