segunda-feira, 31 de maio de 2010

SÉTIMA SEMANA

Essa semana aconteceu uma reunião com os pais de alunos, da minha turma. Acredito que os pais devem estar presentes na vida escolar do seu filho, saber o que se passa com ele na escola.
A primeira escola da vida de uma pessoa é a família, através dela as crianças aprendem a se comportar corretamente e também desenvolvem o respeito pelos outros. Quando a estrutura familiar é “fraca”, dificilmente a criança consegue progredir dentro da sociedade. Os pais possuem papel fundamental na educação dos filhos e por isso devem manter uma boa conduta para servirem de bom exemplo. O ato de disciplinar uma criança não implica severidade ou agressões, isso está mais relacionado a boas conversas.
É importante manter o diálogo com o filho logo na infância, assim ele consegue depositar confiança nos pais em todas as fases de sua vida, até mesmo na conturbada adolescência. Os pais devem também participar ativamente da vida escolar da criança e verificar como é o seu comportamento no colégio.
Pois assim como o professor, os pais também têm uma função muito importante na vida escolar dos seus filhos, os pais devem estimular os filhos a ter uma rotina de estudos em casa, em relação à ajuda na realização dos deveres, o consenso é que os pais desempenhem o papel de orientadores.
Todas essas questões foram discutidas com os pais. Os pais adoraram a reunião, pois muitos falaram que sem essas conversas entre pais e professor, eles não tem como saber como é o seu filho na escola.
Conversamos também sobre uma questão que está ocorrendo na minha turma, que são os apelidos e implicâncias entre os colegas. O que preocupa é quando esse tipo de atitude descamba para a agressão física e moral, o tal do bullying, que atualmente tanto se ouve falar.
Então, acredito que seja muito importante pais e professores conversarem para juntos encontrar soluções para esses problemas.

sábado, 22 de maio de 2010

6ª SEMANA

Esta semana trabalhei com os alunos, a questão das diferenças, pois percebo que acontecem casos em que alguns alunos tratam seus colegas com preconceito. Abordei este tema, com a história Menina bonita do laço de fita.
Tenho alguns alunos que se dirigem a uma colega que é mais morena, com preconceito, vejo isso na hora do intervalo, na fila do ônibus e também na sala de aula, já conversei com eles sobre isso, na sala a situação já melhorou bastante, mas vejo que fora da sala de aula, as atitudes continuam as mesmas. Percebi que um aluno em especial ficou bem apreensivo com a história, inicialmente ele chegou até comentar, “que coelho doido, achar uma menina preta bonita”.
Começamos a conversar sobre todo mundo é igual? Todos nós temos a mesma cor? Todos nós gostamos das mesmas coisas? E se todo mundo gostasse da mesma coisa? Como iria ser?
Alguns alunos rebateram o que ele falou, e uma aluna disse: “minha avó é gorda, muitos acham ela feia, mas eu não acho e gosto muito dela assim do jeito que ela é.”
Enfim, foram várias discussões sobre o assunto.
Com os comentários da turma, percebi que isso mexeu com alguns alunos, eles ficaram bem reflexivos.

domingo, 16 de maio de 2010

5ª SEMANA - (IN)DISCIPLINA NA ESCOLA

A cada dia que passa, percebo maus comportamentos dos alunos, seja pela falta de limites e principalmente pelo desrespeito com colegas, onde ocorrem ofensas. Realmente isso é uma questão muito preocupante, pois estas atitudes atrapalham suas aprendizagens.
Ai, fico me perguntando, porque isso acontece? Porque agem desta forma? Será que é o ambiente escolar que proporciona tudo isso?????
Me questiono muito sobre este assunto, e analisando e pensando um pouco sobre minha turma por exemplo, acredito que nos casos de mal comportamento dos alunos são em decorrência dos problemas e conflitos encontrados por eles em casa, pois nesses casos, são famílias desestruturadas, em cada uma delas há uma história complicada de convivência, que prá mim está refletindo em sala de aula, o caso mais perceptível disso, é de um menino, que mãe saiu de casa deixando eles e seus irmãos com os pais, ela diz que precisa viver sozinha para conseguir seus sonhos... Imagina o que se passa na cabeça de uma criança, escutando isso da própria mãe, enfim, cada aluno tem uma história familiar complicada, a qual reflete no psicológico da criança, vindo refletir também na escola.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

4ª SEMANA

Das atividades programadas para esta semana, as que mais chamaram atenção por parte dos alunos foi à criação do cartaz do tempo de decomposição do lixo e à hora da piada.
A primeira atividade houve pesquisa dos alunos sobre o tempo de decomposição de vários objetos, foi muito curioso, pois a maioria dos alunos não tinha nação deste tempo, e eles ficaram impressionados, e a segunda atividade foi a da hora da piada, como os alunos tem costume de trocar livros de história na biblioteca uma ou mais vezes por semana, percebi neles o interesse pelos livros de piadas, então resolvi promover a hora da piada, onde cada aluno contava uma piada. Estas atividades foram muito produtivas e pude perceber o empenho e a vontade de participar efetivamente destas atividades.

terça-feira, 4 de maio de 2010

3ª SEMANA

Estou percebendo as dificuldades de aprendizagens encontradas pelos alunos. Elas podem ter várias causas, podem ser emocional, psicológico, ou genético, associados à má alimentação, ou talvez desinteresse, enfim, elas acontecem, e posso dizer que é muito difícil lidar com está situação.
Todos nós passamos por dificuldades na vida (eu sei bem o que isto agora), e estas dificuldades alteram nosso comportamento, desempenho e forma de ver as coisas, se com adultos já é difícil imagino com as crianças, que passam deste muito cedo a acompanhar diversos problemas no âmbito familiar.
Com certeza não exista uma receita para o sucesso de todos os alunos e nem uma garantia que isto vá ocorrer, mas existe um caminho mais seguro para isto, que é a diversidade de conteúdos, é buscar caminhos diferentes, é buscar o que cada aluno tem de bom e privilegiar isto, e não marcar o lado negativo.
Isto é o que estou tentando fazer com essa turma de 4° ano, pois eles são “rotulados” na escola como uma turma ruim de trabalhar, e realmente não está sendo fácil prá mim, mas não adianta de nada eu reforçar e mostrar sempre para eles o lado negativo, o qual eles já estão acostumados a ouvir.