domingo, 26 de setembro de 2010

REFLEXÃO... II

Como aprendizagem significativa do Eixo II, escolhi uma atividade do Seminário Integrador II, onde deveríamos fazer a descrição da cena do filme, Potemkim.
O que marcou nesta atividade foi o fato de que as descrições das colegas sobre o filme, eram diferentes uma das outras, cada uma descreveu o que mais chamou a atenção.
E com essa aula pude aprender que não devemos ter medo de expor nossas ideias, pois elas de alguma forma contribuirão para uma melhor compreensão, pois unindo nossas observações, a cerca de um fato, temos a figura de um filme, um livro , peça de teatro etc... mais real e mais bem detalhado.
Outro fato importante desta atividade, é devemos saber respeitar a opinião das outras pessoas, caso você discorde, devemos um bom argumento para tentar convercer daquilo que você acredita.
Desta maneira, acredito que isso tem uma boa relação com o momento do TCC, pois partindo da pesquisa, irei defender o meu ponto de vista referente a um assunto, confrontando com ideias de algum autor.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

REVISANDO O EIXO III

Revisando o eixo II, a Interdisciplina de Ludicidade e Educação, está sendo muito importante reler as aulas os textos, pois está relacionado com o tema de pesquisa do meu TCC, que é: A importância do lúdico na aprendizagem.
Esta Interdisciplina levantou algumas questões que nos fazem refletir sobre a importância das atividades lúdicas estarem presentes em sala de aula, pois estas atividades exercem um papel importantíssimo para o desenvolvimento intelectual e social da criança.
Com as leituras que tenho feito posso dizer que o brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo poder se comunicar por gestos, sons e mais tarde, representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras, as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a imitação, a imaginação, a memória. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação, da utilização e da experimentação de regras e papéis sociais.
O texto “Sala de aula é lugar de brincar?”, faz uma relação da importância deste tema para os educadores fazendo suscitações relevantes sobre o mesmo, pois é necessário que nós professores saibamos diversificar nossas práticas pedagógicas, tornando cada vez a aula mais atrativa, com momentos lúdicos, mas é importante que o professor saiba qual objetivo ele pretende atingir com “aquela brincadeira”, pois a verdadeira contribuição que o jogo, e toda parte lúdica para a Educação é fazer com que os alunos aprendam com prazer!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

No primeiro semestre, o conta da Ilha de José Saramargo trouxe muitas reflexões e continuam trazendo, pois cada vez que lemos esse conta, refletimos o quanto precisamos ter ousadia pra conquistar os nosso ideias, como foi o homem do Conta da Ilha Descinhecida, que insistiu em falar com o rei pra conseguir seu barco para ir a busca da ilha desconhecida.
O desconhecido muitas vezes assusta, como foi no inicio do faculdade, tudo era novidade, por ser tratar de uma modalidade de ensino a distância, mas aos poucos fomos tomando conhecimento, e hoje sabemos lidar muito bem com essa modalidade de ensino. E agora no fim do curso, o TCC, está sendo pra nós, mais um novo desafio e que com certeza com muito esforço e busca, conseguiremos realizar mais essa etapa em nossas vidas.
E muitos desafios ainda apareceram em nossas vidas, pois estamos sempre aprendendo, conhecendo coisas novas, sempre terá algo a mais para descobrir.