domingo, 5 de dezembro de 2010

COMPLEMENTANDO POSTAGEM EIXO 8...

Realmente o lúdico desempenhou um papel importantíssimo no meu estágio. Pois ele realmente foi um grande aliado no processo de aprendizagem dos alunos da minha turma.
Notavelmente os alunos tiveram um grande crescimento com o uso do lúdico, apesar do pouco tempo de estágio.
Uma das principais mudanças que ocorreram na turma, que posso ressaltar, foi à iniciativa e a reflexão sobre as atividades realizadas por eles, pois no inicio do estágio eles me pareciam um pouco apáticos, sempre esperavam pelo professor, e a partir de algumas atividades lúdicas eles foram mudando essa postura. Exemplo, se eu fizesse uma historia matemática, por mais simples que esta fosse à primeira coisa que eles me perguntavam era: prof. é de + ou -??
Então comecei a envolver eles nas atividades, fazendo com eles refletissem sobre o que estavam fazendo. Levei vários objetos para sala de aula e lia as historias matemáticas onde eles eram os sujeitos, tinham que realizar as ações de cada história. Eles ficavam bem entusiasmados, pensavam na ação que eles deveriam fazer e assim eles aos poucos foram perdendo aquele “hábito” de perguntar se era de mais ou menos!
Tenho inúmeras atividades lúdicas realizadas no estágio, onde pude perceber que realmente os alunos conseguiram aprender, pois eles participaram ativamente das mesmas.
A maioria dos alunos apresentava dificuldades na escrita de M ou N. Fiz algumas atividades para tentar sanar essa dificuldade, mas a atividade que realmente pude perceber que houve um grande crescimento da turma, foi quando contei a eles uma história, onde as letras haviam realizado um piquenique na beira de um rio. Algumas letras foram nadar, porém algumas (P e B) não sabiam nadar...enfim resumindo a história... o M conseguiu salvar o P e o B, por isso que o M vem sempre antes de P ou B. Depois realizamos um teatro onde cada aluno era uma letra. Após essa atividade percebi que eles paravam e pensavam, lembravam da historia, da encenação em que cada um era uma letra, então eles faziam relações.
E assim tive vários exemplos durante o meu estágio. Por isso acredito que o lúdico deve ser utilizado em sala de aula, independe do conteúdo a ser trabalhado.

REFLEXÃO FINAL

Desde o inicio do curso de pedagogia há quatro anos, até agora, muitas coisas aconteceram, muitas preocupações, noites estudando, novas amizades, enfim, acredito que todos que tiveram essa experiência do PEAD, terminarão a graduação com a certeza de um grande crescimento profissional, quanto pessoal.
Todas as relações que estabeleci entre as interdisciplinas estudadas ao longo do curso com meu TCC, mostram o quanto aprendi durante todo este tempo. Caso contrário, não teria o que refletir e lembrar. E essas reflexões a cerca da prática com certeza continuaram, elas somente não serão mais escritas nesse blog. Tenho certeza que este contribuiu muito para minha formação, pois não basta ler, escrever sobre algum assunto, o mais importante é a reflexão sobre ele, os aspectos que realmente nos trazem um crescimento.
E esse crescimento pode ser acompanhado pelas reflexões do potfolio, pois não podemos nos esquecer, porém, que tudo que vivemos fez parte de uma caminhada, que cada dificuldade que encontramos foi necessária para que as aprendizagens ocorressem. Olhar um trabalho agora, realizado e postado no 1º EIXO, sem formatação, sem muitas leituras, sem a experiência, enfim, nos mostra o quanto se é capaz de crescer durante um curso de graduação. Da mesma forma que evidencia que independente da idade, dos anos de profissão, todos nós crescemos e temos condições de ir muito, mais muito além...