quarta-feira, 6 de maio de 2009

VIAGEM HISTORICA A MOSTARDAS











Nos dias 25 e 26 de abril de 2009, foi proporcionada pela UFRGS uma Visita Histórica a Mostardas, foi uma viagem muito interessante pois tive novas aprendizagens, sobre a cultura açoriana, como os hábitos e costumes sociais e religiosos desta cultura, os pratos típicos que podemos saborear, a questão da representação social nos telhados das casas (eira e beira).
Entre as características, uma das mais marcantes de Mostardas é o tipo do telhado com telhas coloniais e beiral tipo eira e beira, as casas do Brasil Colonial possuíam telhado formando três linhas de telhas sobrepostas. Quando chovia, estes planos alcançavam as águas para a rua e para o fundo do terreno. Abaixo do telhado, havia detalhes, chamados de eira e entre beira, que serviam não só como adereço, mas também para distinguir as diferentes classes sociais dos proprietários. Quanto mais detalhes, mais rico o dono da casa. Assim, uma casa que não tivesse eira nem beira mostrava a condição humilde de seu dono. Dai nasceu ditado popular "SEM EIRA E BEIRA".
Ainda existem no telhado de algumas casas símbolos açorianos como uma pomba ou coração significando proteção que seriam ícones de fé e de devoção.Acredito que atividades como esta são uma fonte muito rica de conhecimento de outras culturas e da diversidade de características que cada uma delas apresentam em seu contexto.

2 comentários:

Roberta disse...

Andreia!!

Pelo teu relato a viagem deve ter sido muito rica mesmo... Adorei saber sobre a origem da expressão: "Sem eira nem beira"... Nem imaginava...
Acho que na próxima viagem vou junto...
Beijos
Roberta

Nadie Christina disse...

Oi querida!

Como está a tua recuperação? Estás conseguindo digitar? Essa postagem já tem um bom tempo e precisaríamos de mais registros para avaliar as tuas aprendizagens no eixo. Ficarei aguardando um retorno e se precisar de ajuda, por favor, entre em contato!
Beijos,
Profa. Nádie