quarta-feira, 11 de novembro de 2009

TRABALHO DE CAMPO – EJA

Adorei fazer este trabalho de campo numa turma de series inicias da EJA, o que me proporcionou ter um contato com esta modalidade de ensino, que antes da Interdisciplina já conhecia, mais não tinha a noção real do seu funcionamento.
Através deste trabalho de observação, pude realmente perceber o quanto a EJA é diferente das demais, pois são pessoas que não tiveram oportunidade de estudar quando criança, e agora depois de adultos com muitas dificuldades que enfrentam no seu dia-a-dia, vêem buscar mais informações, buscando melhores condições de vida. Com apenas uma noite de contato com essa turma, no dia da observação estavam presentes nove alunos, nos quais todos nos relataram à grande importância de estarem estudando, alguns alunos até falaram, que diante de muitos preocupações cotidianas, procuram vim estudar porque ali se sentem mais fortalecidos para enfrentar a vida, se sentem muito bem na escola, com a professora e a turma.
A pesquisa de campo possibilitou acesso a informações relevantes sobre o processo estrutural da modalidade da EJA, onde o sistema de ensino se adapta as necessidades e realidades do aluno, dentro do processo específico de ler e escrever, que “se desenvolve a partir de uma situação coletiva, que pode ser uma conversa, a leitura da manchete de um jornal, uma atividade lúdica, onde todos opinam, contribuem e pedem contribuição”. Regina Hara.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Andréia,

Que interessante teu relato!
Ele revela uma aproximação entre o que a legislação exige em termos de EJA, de direitos do aluno adulto e o que vocês observaram na prática.

A citação colocada ao final da postagem é de quem? É de algum texto que leste ou de alguma pessoa presente na atividade de observação?

Beijos, Rô Leffa