domingo, 25 de abril de 2010

2ª semana de aula

Desde o inicio no meu estágio, e até antes, nas observações, o que mais me chamou a atenção, foi à falta de iniciativa dos alunos frente a qualquer tipo de atividade, ou seja, eles ficam esperando sempre pelo professor, até mesmo atividades mais simples, que eu sei que eles sabem fazer, eles perguntam e nunca começam nada antes de perguntar, ou quando sentem alguma dificuldade, pedem as respostas. Eles dizem “professora, essa eu não to conseguindo fazer, me dá a resposta?” Essa é uma das frases mais freqüentes, durante a realização das atividades... E o que eu acho mais preocupante, é que eles obtinham as respostas, sem antes mesmo ter tentado fazer. Me parece que eles tem “preguiça” de fazer, e como tinham facilmente respondidas as perguntas para suas respostas, eles acostumaram sempre a pedir por ela.
Quando isso acontece, questiono eles, por que será que é assim?...E se fosse de outro jeito?... E quem sabe testamos as opções que temos...enfim, diante de cada atividade procuro fazer com que eles se questionem e reflitam sobre aquilo que estão fazendo....
Outra coisa que pude perceber e que me preocupa muito são as dificuldades referentes às aprendizagens. Tenho dois alunos em especial nesta turma de 4° ano que mal consegue ler, e por conta disso, claro que eles não conseguem acompanhar as atividades propostas.
A turma por inteiro tem muitas dificuldades na matemática. Pelo que percebi,eles fazem as coisas mecanicamente, ainda não compreenderem o processo de construção da multiplicação, divisão e esse motivo, já levei o material dourado para sala de aula e percebi que isso ajudou bastante. Realizamos juntos também a construção da tabuada do 5, estas foram algumas das atividades que realizamos que eu senti que sortiu um bom resultado.

Um comentário:

Roberta disse...

Andreia!!

Às vezes o que falta aos nossos alunos é autonomia. Eles estão acostumados a receber todas as respostas. Esse será um processo que tu terás que retomar com eles.
Não é um problema fácil de ser resolvido, mas com certeza com atividades que proporcionem iniciativa própria e autonomia eles conseguirão vencer essa etapa. E quem sabe com isso tu consegues resolver até os problemas de aprendizagem.
Ensine teus alunos a pensarem e a procurarem as respostas e os caminhos para encontrá-las.

Abraços
Roberta