domingo, 13 de setembro de 2009

COMPLEMENTAÇÃO DA POSTAGEM ANTERIOR: "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"

Em primeiro lugar gostaria de dizer, que fiz a escolha deste minicurso, por não saber nada sobre o assunto, até mesmo desconhecia se alguma escola da nossa região ofericia esta modalidade de ensino.
Nesse minicurso que fiz, foi ministrado por duas pessoas de Belo Horizonte, eles mostraram a realidade e as percepções dos alunos na região metropolina de Belo Horizonte, diante da provável relação entre a educação escolar e o mundo do trabalho.
Desta forma eles expuseram um questionário composto de perguntas objetivas e não objetivas, a fim de saber o que pensavam e buscavam estes alunos que voltaram à escola.
Através desta pesquisa, permitiu que eles vissem qual o perfil do aluno da EJA que eles tinham em sala de aula. A maioria é adulta na faixa etária de 32 anos, que esperam que através do estudo possam ter uma melhora na qualidade de vida, principalmente no trabalho, já que a maioria deles resolveu voltar a estudar para conseguir um melhor emprego.
No final da explanação deles, outras professoras da EJA que estavam assistindo também falaram sobre suas experiências, das dificuldades que enfrentam nesta modalidade de ensino, como a falta de material didático especifico para está modalidade, até uma pessoa comentou que quando começou a atuar com EJA, lecionava com a alfabetização e usava a mesma metodologia que usaria em uma classe de alfabetização de crianças. E na verdade sabe-se que é uma modalidade de ensino que se diferencia do ensino regular em sua organização, pois, possui metodologias e ciclos de acordo com as necessidades de seus alunos, onde se deve considerar as diferenças individuais e a bagagem cultural dos alunos. A população da EJA chega à escola com um saber próprio, elaborado a partir de suas relações sociais e dos seus mecanismos de sobrevivência. O contexto cultural do aluno trabalhador deve ser a ponte entre o seu saber e o que a escola pode proporcionar, evitando assim, o desinteresse, os conflitos e a expectativa de fracasso que acabam proporcionando a evasão.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Andréia,

Muito boa a tua reflexão! Além de situares o contexto da experiência que tiveste com EJA (minicurso),apresentaste algumas características específicas dessa modalidade de ensino.
Essa relação entre educação, trabalho e prática social é o que exige um projeto pedagógico diferenciado da EJA em relação ao ensino regular.

Em tua postagem, conseguiste fazer a articulação entre evidência e argumento, entre teoria e prática. Parabéns!

Beijos, Rô Leffa