quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Complementando...Planejamento...

Refletindo um pouco mais sobre o planejamento, acredito, que ele por si só, não é garantia de bons resultados, mas podemos dizer que ele é um grande aliado, proporcionando uma grande segurança ao professor. Pois, segunda a autora do texto, Maria Bernadette Castro Rodrigues, o planejamento auxilia na preparação, realização e acompanhamento que nos ajudará a perceber com clareza “o que vamos fazer” e “para que vamos fazer”, assim desta maneira, o planejamento começará a surtir efeitos.
Para o planejamento o professor deve refletir sobre alguns aspectos:
Como?
Para que?
Para quem?
De que forma? Etc...
Pois para mim, é desta forma que o planejamento vai auxiliar o professor, ajudando a ter uma melhor organização e qualidade das ações em sala de aula.
Refletindo sobre a questão levanta pela Rosangela no comentário da postagem anterior: “A construção do conhecimento é um processo que se dá por meio da 'transmissão do conteúdo?”
Percebo que o processo de construção do conhecimento se dá por meio de um movimento complexo, no qual os sujeitos interagem entre si, mas também com as informações, processando-as para, a partir de suas possibilidades cognitivas, se apropriarem dos conteúdos acessados. Desta maneira, podemos dizer que nesse processo, o grande desafio do professor é realmente provocar o seu aluno para novas descobertas, sempre estimulando para que ele possa criar, tornando-se um aluno com autonomia. Neste sentido compreendo a importância do planejamento que o professor realiza, onde ele possa refletir sobre este processo.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Andréia,

Tua reflexão avançou em muitos pontos, esclarecendo conceitos e estabelecendo relações que, agora, estão mais aprofundadas e bem argumentadas. Parabéns!

Beijos, Rô Leffa