segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Planejamento...

O texto de Planejamento: em busca de caminhos de Maria Bernadette Castro Rodrigues, permitiu com que eu repensasse um pouco mais sobre o planejamento, ele é indispensável à vida pessoal e também a profissional seja da área da educação ou nas demais áreas.
O planejamento não deve ser encarado como uma obrigação, ele deve ser prazeroso, pois a ação de planejar, não se reduz ao simples fato de preencher formulário para controle pedagógico, deve ser uma atividade consciente de previsões das ações docentes.
Todo o docente que assim faz torna sua aula mais dinâmica, atraente e os objetivos traçados têm mais chance de serem alcançados. Além disso, consegue tornar a sala de aula um verdadeiro local de pesquisa e de aprendizagem mutua (de professor para aluno e de aluno para o professor).
Na construção do planejamento o professor tem como checar mais precisamente as características de sua turma bem como suas dificuldades, para a partir daí saber como passar os conteúdos disciplinares com maior êxito.
Refletindo sobre o planejamento considero importante, antes de qualquer coisa o professor pensar sobre a realidade em que está inserida, como a Estrutura do prédio escolar, as salas de aula os espaços para esporte e recreação, laboratórios, bibliotecas, computadores, televisor, vídeoe outros recursos didático-pedagógicos.
A partir deste retrato da realidade da escola, traçado a partir das características levantadas da escola, deve-se buscar identificar os principais desafios e problemas que o contexto escolar revela.
Uma vez que se conhece a realidade que se quer transformar e os desafios ou problemas a serem superados, resta, então, realizar o planejamento traçando com clareza os objetivos, conteúdos, estratégias, recursos para serem trabalhados da melhor maneira.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Andréia,

O planejamento envolve
conhecimento da realidade, reflexão sobre ela e previsão de ações. Tu destacas que "todo o docente que assim faz (planejamento como atividade consciente)torna sua aula mais dinâmica, atraente". Achas que o planejamento, por si só, é garantia de bons resultados? Na tua opinião, que fatores podem fazer o professor redirecionar seu planejamento?

Destacas ainda que o planejamento permite ao professor "saber como passar os contéudos disciplinares com êxito". Como sabemos se isso aconteceu? E mais: A construção do conhecimento é um processo que se dá por meio da 'transmissão do conteúdo'? Como pensas essa relação?

Aguardo tuas considerações para seguirmos dialogando.
Beijos, Rô Leffa