domingo, 16 de maio de 2010

5ª SEMANA - (IN)DISCIPLINA NA ESCOLA

A cada dia que passa, percebo maus comportamentos dos alunos, seja pela falta de limites e principalmente pelo desrespeito com colegas, onde ocorrem ofensas. Realmente isso é uma questão muito preocupante, pois estas atitudes atrapalham suas aprendizagens.
Ai, fico me perguntando, porque isso acontece? Porque agem desta forma? Será que é o ambiente escolar que proporciona tudo isso?????
Me questiono muito sobre este assunto, e analisando e pensando um pouco sobre minha turma por exemplo, acredito que nos casos de mal comportamento dos alunos são em decorrência dos problemas e conflitos encontrados por eles em casa, pois nesses casos, são famílias desestruturadas, em cada uma delas há uma história complicada de convivência, que prá mim está refletindo em sala de aula, o caso mais perceptível disso, é de um menino, que mãe saiu de casa deixando eles e seus irmãos com os pais, ela diz que precisa viver sozinha para conseguir seus sonhos... Imagina o que se passa na cabeça de uma criança, escutando isso da própria mãe, enfim, cada aluno tem uma história familiar complicada, a qual reflete no psicológico da criança, vindo refletir também na escola.

2 comentários:

Roberta disse...

Andreia!!

Tudo o que ocorre na casa de nossos alunos reflete no dia-a-dia de nossa sala de aula. Muitas vezes eles estão vivenciando momentos difíceis e isso acarreta em comportamentos difíceis em sala de aula. Já pensou em promover mais momentos de diálogo onde os alunos pudessem falar o que estão sentindo? Pode ser que eles estejam procurando alguém pra conversar.

Abraços
Roberta

ANDREIA MENGUE CARLOS disse...

Sei que muitos deles estão vivenciando momentos bem dificeis em casa, entendo que esses comportamentos vem destes problemas, percebo que eles querem estravasar.
Já conversei bastante com eles. Até coloquei como rotina, quando eles entram em sala de aula, deixo um tempinho prá eles conversarem um pouco, contar alguma coisa, e todos os dias eles chegam com tantas coisas para contar que me dá a inpressão que em casa eles não tem dialogo...