segunda-feira, 31 de maio de 2010

SÉTIMA SEMANA

Essa semana aconteceu uma reunião com os pais de alunos, da minha turma. Acredito que os pais devem estar presentes na vida escolar do seu filho, saber o que se passa com ele na escola.
A primeira escola da vida de uma pessoa é a família, através dela as crianças aprendem a se comportar corretamente e também desenvolvem o respeito pelos outros. Quando a estrutura familiar é “fraca”, dificilmente a criança consegue progredir dentro da sociedade. Os pais possuem papel fundamental na educação dos filhos e por isso devem manter uma boa conduta para servirem de bom exemplo. O ato de disciplinar uma criança não implica severidade ou agressões, isso está mais relacionado a boas conversas.
É importante manter o diálogo com o filho logo na infância, assim ele consegue depositar confiança nos pais em todas as fases de sua vida, até mesmo na conturbada adolescência. Os pais devem também participar ativamente da vida escolar da criança e verificar como é o seu comportamento no colégio.
Pois assim como o professor, os pais também têm uma função muito importante na vida escolar dos seus filhos, os pais devem estimular os filhos a ter uma rotina de estudos em casa, em relação à ajuda na realização dos deveres, o consenso é que os pais desempenhem o papel de orientadores.
Todas essas questões foram discutidas com os pais. Os pais adoraram a reunião, pois muitos falaram que sem essas conversas entre pais e professor, eles não tem como saber como é o seu filho na escola.
Conversamos também sobre uma questão que está ocorrendo na minha turma, que são os apelidos e implicâncias entre os colegas. O que preocupa é quando esse tipo de atitude descamba para a agressão física e moral, o tal do bullying, que atualmente tanto se ouve falar.
Então, acredito que seja muito importante pais e professores conversarem para juntos encontrar soluções para esses problemas.

2 comentários:

Roberta disse...

Andréia!!

É mesmo muito importante trazer os pais para a vida escolar dos filhos. Isso faz com que a eles parcipem mais e se interessem pelo que acontece em sala de aula.

Abraços
Roberta

ANDREIA MENGUE CARLOS disse...

E como estas reuniões ajudam mesmo.
Eu já estou sentindo grande diferença em sala de aula. Uma melhora bem significativa!