sábado, 22 de maio de 2010

6ª SEMANA

Esta semana trabalhei com os alunos, a questão das diferenças, pois percebo que acontecem casos em que alguns alunos tratam seus colegas com preconceito. Abordei este tema, com a história Menina bonita do laço de fita.
Tenho alguns alunos que se dirigem a uma colega que é mais morena, com preconceito, vejo isso na hora do intervalo, na fila do ônibus e também na sala de aula, já conversei com eles sobre isso, na sala a situação já melhorou bastante, mas vejo que fora da sala de aula, as atitudes continuam as mesmas. Percebi que um aluno em especial ficou bem apreensivo com a história, inicialmente ele chegou até comentar, “que coelho doido, achar uma menina preta bonita”.
Começamos a conversar sobre todo mundo é igual? Todos nós temos a mesma cor? Todos nós gostamos das mesmas coisas? E se todo mundo gostasse da mesma coisa? Como iria ser?
Alguns alunos rebateram o que ele falou, e uma aluna disse: “minha avó é gorda, muitos acham ela feia, mas eu não acho e gosto muito dela assim do jeito que ela é.”
Enfim, foram várias discussões sobre o assunto.
Com os comentários da turma, percebi que isso mexeu com alguns alunos, eles ficaram bem reflexivos.

3 comentários:

Roberta disse...

Andreia!!

Também estou vivendo o mesmo em minha sala de aula. Assim como tu, também vou usar livros infantis para trabalhar esse assunto. E há vários que trabalham sobre a temática. Uma coisa que quero ressaltar é que esse é um processo longo, que deve ser trabalhado diariamente pois pre-conceitos existem sempre e temos que aprender a trabalhar com eles.

Abraços
Roberta

ANDREIA MENGUE CARLOS disse...

Olá Roberta
Se tiveres algumas sugestões de livros infantis para trabalhar este assunto eu agradeço, pois não encontrei outros aqui na escola. De repente eu consiga on-line como consegui o da menina do laço de fita.
abraço

Roberta disse...

Andreia!!

Nesse site: http://picasaweb.google.com.br/erikavecci
tem vários livros sobre a temática online.

Espero que aproveite...
Beijos
Roberta