domingo, 3 de outubro de 2010

REFLEXAO IV

Como aprendizagem significativa do Eixo IV, escolhi a Interdisciplina: Representação do mundo pela matemática, pois foram atividades que me levaram realmente a perceber como é importante usar o lúdico como ferramenta pedagógica.
Foi uma das Interdisciplinas mais significativas e prazerosas para mim, pois envolveu aprendizagem de forma lúdica.
Esta Interdisciplina me ajudou muito na prática do meu estágio, me ajudou a desenvolver atividades matemáticas mais prazerosas com os alunos, onde eles pudessem estar aprendendo de forma lúdica. Pude diagnosticar o crescimento individual dos alunos, como também, ficou claro para mim, a importância de material concreto em sala de aula.
Para Piaget "o jogo desenvolve as percepções da criança, sua inteligência e sua tendência à experimentação. Por esta razão quando o jogo é utilizado na inicialização da leitura, ao cálculo ou à ortografia, verifica-se que as crianças se envolvem facilitada. O próprio Piaget define o jogo nas suas duas formas essenciais de exercício sensorimotor e de simbolismo como uma assimilação do real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu" (1988, p.160)
Esse assunto tem muitas relações com meu tema de pesquisa, que é da importância do lúdico na aprendizagem, e hoje com minha pesquisa, esta se confirmando cada vez mais a importância da presença do lúdico em sala de aula, como apoio pedagógico, mas até o momento o que se percebe, é que os professores não sabem lidar muito bem com o lúdico como suporte pedagógico, e de repente por isso, percebo a carência dessa prática principalmente na escola onde realizei o estagio e estou desenvolvendo minha pesquisa.

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Andréia,

Em tua postagem destacas, várias vezes, que o lúdico é importante, mas não avanças na discussão procurando trazer mais elementos e explicitar os porquês dessa necessidade. Pontuas que o lúdico resulta em "aprendizagens significativas e prazerosas". O lúdico, assim, está ligado ao prazer, à diversão? O que é lúdico para uns pode não ser para outros?
Todo jogo é lúdico? O que afinal define a ludicidade?

Explore um pouco mais a citação de Piaget... O que significa: "assimilação do real à atividade própria"?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa.

ANDREIA MENGUE CARLOS disse...

Oi Rô, acredito sim que o lúdico é muito importante, segundo as leituras que tenho feito, concordo com Piaget e Vigostky, quando eles se referem à importância da ludicidade, pois ela tem um grande papel no desenvolvimento cognitivo e social da criança. Enquanto as crianças brincam, elas se desenvolvem e se socializam. Para esses estudiosos, as relações entre desenvolvimento e aprendizagem, resgatam a importância dos jogos e brincadeiras na formação da inteligência, tendo como papel do educador, articular esses processos na sala de aula, orientando, mediando e propondo desafios às crianças, proporcionando sempre o aguçar da curiosidade, criatividade e instigando a discussão, bem como o raciocínio das crianças.

O lúdico está relacionado a atividades que despertem prazer, por esse motivo acredito na importância de desenvolver atividades lúdicas em sala de aula, mas para isso o professor deve estar muito atento, pois estas, devem ser de interesse do aluno, pois smente desta maneira a atividade lúdica fará sentido.

Abraço, Andréia