segunda-feira, 25 de outubro de 2010

REVISANDO EIXO VI

Revisando as atividades do eixo VI na Interdisciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II, relendo o texto, Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos do prof. Fernando Becker.
Pude refletir sobre a importância do papel do professor como facilitador e mediador da aprendizagem. Pois o professor, não é aquele que apenas transmite o “conhecimento”, que exige o silêncio em sala de aula, porque na verdade não acredito que o conhecimento se dá num processo de reprodução.
Como diz no texto “Esta pedagogia, legitimada pela epistemologia empirista, configura o próprio quadro da reprodução da ideologia, reprodução do autoritarismo, da coação...” Desta forma acredito que a aprendizagem se torne um processo mais difícil e complicado, pois aprendizagem ocorre na medida em que a pessoa inicia sua relação com o mundo.
Se o professor não mediar ações que possibilitem que o aluno se envolva em projetos, em questões que possam resolver situações problemas, ou seja, atividades que partam das suas curiosidades, assim estarão desenvolvendo raciocínio lógico, criatividade, onde estarão tendo uma aprendizagem de forma significativa, onde houve um processo de envolvimento do aluno e não apenas saberes prontos e acabados que se resumem ao currículo escolar.
Desta maneira, me reporto a meu estágio com uma turma de quarto ano, percebi na prática a importância de deixar o aluno ir à busca de novos conhecimentos.
Quando comecei a trabalhar com essa turma percebi, que os alunos sempre esperavam por respostas prontas, comecei a trabalhar de uma maneira que eles não estavam habituados, respondendo as perguntas com outra pergunta, foi um processo difícil, mas aos poucos senti que os alunos foram se tornando mais autônomos, e uma das minhas principais ferramentas, foi o lúdico, através de jogos, principalmente no área da matemática.
As escolas deveriam ter um ensino e proporcionar uma aprendizagem voltada para o construtivismo, rompendo com a relação de autoritarismo dentro de uma sala de aula e esquecer que apenas o professor é o detentor do saber. Porém, acredito que essa é uma tarefa a ser rompida por nós professores, e para que isso se torne possível à formação continuada de professores é de suma importância. O governo deveria investir mais na formação de professores, proporcionando mais qualidade ao ensino.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Andréia,

está ótima a tua reflexão sobre os Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos. O teu texto deixou claro que mesmo o professor sendo um "mediador", no processo de construção do conhecimento, tem papel fundamental na mudança dos paradigmas vigentes na escola.
Espero que como pedagoga possas contribuir para que as mudanças ocorram.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie