segunda-feira, 18 de outubro de 2010

REVISANDO EIXO V

Revisando as atividades do eixo 5, posso destacar como uma das grandes aprendizagens, para mim naquele semestre, à realização do trabalho da Interdisciplina do Seminário Integrador, foi proposto um trabalho de pesquisa, mas não foi uma pesquisa direcionada a algum tema especifico, na verdade, a pesquisa nasceu de curiosidades de cada um de nós, e através delas fomos nos envolvendo por caminhos de pesquisas bem diferentes dos que eu já havia realizado até hoje.
Através deste projeto de aprendizagens percebi como se realiza um verdadeiro trabalho de pesquisa, o qual consiste em responder a uma pergunta que não seja factual, na verdade, ir à busca de respostas que ainda não foram respondidas por ninguém, e é fascinante perceber o crescimento, as conquistas das pesquisas, a evolução do projeto.
Neste sentido, está disciplina tem me ajudado muito agora nesse momento do TCC, pois ela me proporcionou aprendizagens sobre a pesquisa.
Vale também como reflexão da importância de desenvolver em sala de aula, pois é uma atividade que estimula a curiosidade do aluno, fazendo com que ele tenha interesse em saber sobre o assunto, já que este partiu de uma curiosidade própria.
O papel do professor é o de mediador, no qual necessita conhecer primeiro o desenvolvimento real de seus alunos, para assim dirigir o ensino conforme necessidades e interesse de cada um. O aluno vai construindo o saber socialmente dentro do seu ritmo, seu interesse e necessidade, tendo mais autonomia.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Andréia,

O trabalho com PAs, acredito, ajudou a construir, de modo mais claro, o que significa realmente pesquisar. Não se trata de repetir o que outros já disseram, mas de construir algo novo, de produzir um "dizer próprio" a partir do que já foi dito e olhando para uma realidade específica. Isso vocês estão vivenciando na escrita do TCC.

Ao falar do PA não fizeste referência ao teu estágio. Não usaste essa metologia durante o estágio? Que arquitetura pedagógica desenvolveste? Ela te permitiu trabalhar a pesquisa em sala de aula? De que modo?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa.