terça-feira, 9 de novembro de 2010

REFLETINDO EIXO SETE

Refletindo um pouco sobre os textos estudados na Interdisciplina de Educação de Jovens e Adultos no Brasil, posso perceber que uma das principais dificuldades que jovens e adultos enfrentam em sala de aula, é a descontextualização dos conteúdos com sua realidade e por vezes o currículo, que não atende as necessidades de um aluno adulto que necessita de um ”tempo” diferenciado, já que este geralmente é trabalhador. Pois muitas vezes ele precisa abandonar o estudo e ir atrás de sua sobrevivência.
Para Marta Kohl de Oliveira, um dos principais aspectos que podem levar a evasão “é o fato de que a escola funciona com base em regras específicas e com uma linguagem particular que deve ser conhecida por aqueles que nela estão envolvidos”. Sendo assim, aqueles que não conseguem se adaptar a estas regras acaba por desistir.
Desta forma, podemos refletir nesta mesma situação nas séries iniciais, pois os alunos têm mais interesse por atividades que sejam contextualizadas com a sua realidade, com atividades que despertem a atenção e interesse em participar.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Andréia,

A EJA é uma modalidade de ensino que, na prática, precisa avançar bastante, pois infelizmente ainda vemos uma transposição dos mesmos métodos e conteúdos utilizados no ensino regular, sem levar em conta as características e interesses do aluno adulto. Isso faz com que aumentem os índices de evasão e repetência. Mesmo no ensino regular os modos de ensinar precisam ser repensados pois os alunos não encontram na escola motivação para estudar.
Esse é, sem dúvida, um grande desafio para nós educadores.

Beijos, Rô Leffa.