segunda-feira, 1 de novembro de 2010

REVISANDO EIXO SEIS

Revisando as Interdisciplinas do eixo seis, pude refletir novamente com a Interdisciplina de Filosofia da educação com o texto: Educação após Auschwitz do autor Theodor W. Adorno.
Neste texto pudemos refletir sobre três conceitos, a educação, civilização, barbárie e suas relações e pude observar que esses três conceitos estão interligados, pois a educação, segundo Adorno, tem o papel primordial de impedir a barbárie, ou seja, através da educação, é que se alcançará a civilização. Pois para ele, evitar Auschwitz, implica em resistir às brutalidades e violências justificadas por costumes e ritos. A educação pautada pela severidade, pela disciplina é condição propicia para a barbárie.
Podemos perceber a grande responsabilidade de nós professores em todo esse processo, já que de acordo Adorno, a educação só teria pleno sentido como educação para auto-reflexão crítica. Visto isso, a educação tem um grande papel a desempenhar na sociedade, capaz de transformar nossos alunos em cidadãos críticos, que venham a desenvolver capacidade mental de discernir atitudes que venham a ser de forma crítica e consciente frente à atual sociedade.
Olhemos ao nosso redor. A realidade que nos cerca expressa a barbárie e isto nos apontam para o risco da regressão. O mundo globalizado impele as pessoas em direção à intolerância diante do outro, à idéia de que há uma inevitabilidade histórica, ao consumismo e ao individualismo desenfreado. Este fenômeno está presente em nosso cotidiano nas questões que nos parecem mais banais os assassinatos motivados por roubos de pequenas quantias ou mesmo por uma discussão com o motorista de ônibus; o domínio do tráfico e quadrilhas semelhantes (onde o fator humano só conta como consumidor de drogas e meio de enriquecimento). Numa realidade onde a vida humana vale menos do que um objeto material qualquer, a tendência é a crescente banalização do mal.
É nesse sentido que Adorno ressalta que a principal meta da educação deve ser a de evitar que Auschwit se repita, pois esta foi à barbárie contra a qual se dirige toda a educação. Para isso, é necessário que reconheçamos os mecanismos que tornam as pessoas capazes de cometer tais atos e que essas pessoas tomem conhecimento de tais estruturas, para impedir que se tornem novamente capazes de repetir essas ações, na medida em que se desperta uma consciência geral acerca desses mecanismos.
Desta maneira, podemos perceber quanta responsabilidade nós professores temos, e acredito que nós podemos contribuir para que haja uma educação mais reflexiva, para que possamos ter adultos mais críticos.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Andréia,

Teu texto aponta grandes desafios para nós professores. Além disso, deixa claro que a educação envolve muito mais do que a construção do conhecimento; envolve valores, pensamento crítico, consciência.
Alcançar esse desafio parece ser cada vez mais difícil, já que a sociedade atual tem se caracterizado pela intolerância, pelo individualismo e pelo consumismo desenfreado.
Essa reflexão é importante porque nos ajuda a perceber a importância de estimular, na escola, o trabalho cooperativo, as redes de aprendizagem e o respeito às diferenças. A passos lentos, seguimos tentando mudar, inovar, ousar na educação.

Beijos, Rô Leffa.