segunda-feira, 22 de novembro de 2010

REVENDO EIXO 8

O EIXO VIII, semestre onde realizei o estágio curricular, me ofereceu a oportunidade de conhecer e de vivenciar a rotina de uma sala de aula. Foram muitas aprendizagens , desafios, experiências novas.
Foi no estágio que me deparei com uma situação que, a princípio, me causou reflexão: o lúdico como ferramenta pedagógica me sala de aula, realmente auxilia na aprendizagem o aluno? E se auxilia, porque ele não muito utilizado na escola? Os professores têm algum tipo de dificuldades para usá-los? Foram com estas indagações que iniciei meu TCC.
Ao longo das leituras pude perceber que o lúdico é um ingrediente indispensável no cotidiano escolar, pois ele favorece o relacionamento entre as pessoas, a afetividade, o prazer, o autoconhecimento, a cooperação, a autonomia, a imaginação, a criatividade. Permite que a criança construa, por meio da alegria e do prazer, seus conhecimentos, abrindo caminhos para que elas possam reconhecer-se como sujeitos e autores sociais plenos, fazedores da própria história e da história do mundo que as cercam.
Nesse sentido, espera-se que este trabalho sirva aos educadores e a todas as demais pessoas que dele se utilizarem, para que busquem uma educação mais emancipadora e humanizadora, tornando a aprendizagem um processo prazeroso, visando à compreensão e a construção do educando como um agente transformador de seu meio. A partir deste estudo, acredita-se que a verdadeira educação libertadora é aquela que permite às pessoas deixarem de serem “objetos” para se tornarem “sujeitos” de sua própria história e da história da sociedade.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Andréia,

Descastaste em tua reflexão a importância do lúdico na educação, pontuando as principais contribuições dessa prática no desenvolvimento das crianças. Mas senti falta de ver como isso se deu de fato. Podes trazer algum exemplo, algum situação em que o lúdico foi importante no teu estágio? Conte como foi.

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa.