quarta-feira, 17 de novembro de 2010

REVENDO EIXO 7

Revendo as atividades realizadas no eixo 7, me deparei com uma atividade da Interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação que foi realizada através da leitura do texto, “ O menininho”, de Helen Buckley.
Esta leitura realmente desperta muita reflexão sobre o papel do professor em sala de aula. Ao fazer relações com a prática do meu estágio, pode dizer que na minha classe havia alguns alunos, como esse menininho do texto.
E esse foi um dos maiores desafios do meu estágio, fazer com esses alunos se desprendam do professor, tornando-o mais autônomo. Percebo a grande necessidade de incentivar, fazer os alunos entenderem que eles são capazes de criar sozinho. Pois acredito que o papel do professor não é oferecer aos seus alunos atividades prontas, mas sim auxiliá-los para que consiga descobrir a forma para realizá-las. O professor deve desafiar, instigar, provocar, criar possibilidades de descobertas, e enfim criar espaços que valorizem produções individuais e coletivas, e isso seria um grande desafio nesse caso.
O professor deve oferecer espaço para o aluno pensar, agir e criar. Dá respostas prontas, subestima o aluno, anula sua experimentação intelectual. Os alunos por sua vez acostumam-se a receber as informações prontas, tornam-se um ser passivo diante dos acontecimentos e submisso a qualquer um que se imponha e mostre poder sobre ele. Para a efetivação da autonomia, o professor deve problematizar o aluno, criar situações de aprendizagem, estimular a ação do sujeito para a construção de conhecimentos, propiciar-lhe o pensar em seus atos levando-o a descobrir as coisas por si mesmo. Trabalhar atividades através de jogos e brincadeiras, onde elas possam fazer suas escolhas livremente de forma espontânea e prazerosa, sem medo de errar, podendo participar, expressar, criar, cooperar sem receio de críticas severas do seu trabalho.
Acredito que a escolha do tema do meu TCC, nasceu exatamente quando percebi que tinha que usar metodologias que pudessem ajudar na aprendizagem, fazendo com que os alunos se interessassem em participar das mesmas e que os tornassem mais independentes, com iniciativa.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Andreia,

Em tua reflexão apontaste um aspecto importante no que se refere aos objetivos da educação: desenvolver a autonomia nos alunos. Esse é um processo lento; aos poucos o aluno vai se sentindo mais seguro para avançar por si só. Mas, no início, ele precisa contar com a ajuda, o apoio de alguém em quem ele confie: os pais, o professor. Nosso papel é encorajá-los, incentivá-los e também dar a mão quando ainda não se sentem preparados. Esse desafio é constante no dia-a-dia do professor.

Beijos, Rô Leffa.